Como harmonizar carnes e vinhos

vinhos-baratos-min

Ambos possuem sabor marcante, por isso, é preciso atenção para que nenhum dos dois se sobressaia nesta união. O vinho, se mal escolhido pode anular o prato. Por isso, a chef e chocolatiere Mirian Rocha (RJ) explica o vinho que combina com cada tipo de carne e ensina como fazer a combinação perfeita.

Carnes vermelhas você pode optar pelo vinho tinto, ambos possuem gosto intenso, mas resultam em uma combinação perfeita. O Merlot, o Malbec e o Carmenère são adequados a cortes como mignon e maminha. Em um churrasco pode apostar no Tannat que acertará na escolha.

Caso vá servir um filé pode optar também pelo Pinot Noir. Já o contra filé harmoniza com Cabernet ou Syrah. Carnes mais gordurosas como cupim e picanha, Cabernets Sauvignons é uma boa opção.

Embora a carne de frango seja suave e, por isso, mais fácil de combinar com a bebida, muitas vezes ela é servida com molhos. Neste caso, é preciso cuidado na escolha do vinho.

Molhos leves combinam com Pinot Noir. Já se for servir frango grelhado, opte pelo espumante brut, que é mais suave. Riesling ou Sauvignon Blanc são boas escolhas para molhos mais apimentados e Sauvignon Blanc para os que possuem toque de limão.

Se o molho for de queijo, o vinho deve ter o sabor mais acentuado como o Cabernet ou o Syrah.
Caso sirva o frango sem molho, o Chardonnay ou Sauvignon Blanc combinam bem.

Para que a digestão seja mais fácil, a carne de porco deve ser servida com vinhos mais suaves como os produzidos com uva Riesling e os Cabernets Sauvignons, que harmonizam bem com este tipo de carne.

Por ser uma carne delicada, os vinhos brancos são indicados para uma harmonização perfeita. Os feitos com a uva Sauvignon Blanc são boas escolhas. Caso o prato for peixe, você pode também servi-lo com uma bebida um pouco mais ácida, como a Chenin Blanc.
(DINO) 25/07/2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s