Curitiba, uma cidade que impressiona

rafael-curitiba-1

Por Rafael Bezerra

Ao ser convidado pela Revista dos Eventos para participar da terceira edição do projeto Destinos Para Eventos do Brasil, tive a felicidade de escolher Curitiba. Uma das maiores economias do País, a capital paranaense se destaca em vários segmentos, entre eles o turismo de negócios. A força do trabalho de cerca de dois milhões de habitantes, se direciona não apenas ao desenvolvimento econômico, mas ao bem-estar social, notadamente ao cuidado e à educação de suas crianças.

As boas impressões aparecem logo ao desembarcar na cidade. Um aeroporto recém- reformado, com uma estrutura moderna e confortável. Apesar de estar localizado na cidade vizinha de São José dos Pinhais está a apenas 18 km do centro da capital.

A cidade é um espetáculo em si. Avenidas largas, ruas limpas, trânsito bem organizado. Ouvi as histórias de como a cidade foi modificada para evitar as constantes enchentes do passado, devido as fortes chuvas que acometem Curitiba e como toda essa água foi canalizada e aproveitada para manter os vários parques da cidade sempre verdes.

Com seus 18 mil leitos, a hotelaria dá um show. Equipamentos são constantemente revistos, reformados ou remodelados. Várias redes internacionais e uma pujante hotelaria genuinamente paranaense, representada em redes como a Slaveiro e Bourbon, hoje presentes em outros estados brasileiros.

Hotéis com muito charme, temáticos, luxuosos, descolados… enfim, hotéis para todos os gostos, preferências e bolsos. Mas todos bem conservados e com um serviço esmerado. Destaque para o hotel Nomma, recém-inaugurado, contando apenas com 41 quartos e muitos, muitos diferenciais e mimos para seus hospedes. Dentre estes, café da manhã servido até às 17h. Adorei!

O Expo Trade e o Expo Unimed ficam localizados em lados opostos na cidade, mas apontam na mesma direção quando se trata de equipamentos para grandes eventos (congressos, feiras e shows). Este último ainda conta com um maravilhoso teatro totalmente equipado, inspirado no teatro grego de Epidauro, possuindo uma acústica perfeita.

A cidade também tem muitos outros atrativos como a Ópera de Arame e sua Pedreira anexa, o Jardim Botânico e o lendário Madalosso, que serve mais de 4.500 refeições em um domingo “normal”. Além disso, conta ainda com o espaço para eventos Encontro da Amazônia, que nos deixa em um oásis da natureza, em plena selva de pedras da cidade.

A logística de transporte para os eventos também é muito beneficiada pelo planejamento urbano da cidade e por contar com empresas especializadas como a Americaritur. Esses fatores economizam tempo dos participantes e dinheiro dos promotores.

Indo a Curitiba, não se pode deixar de fazer o passeio de trem até Morretes, através da Serra Verde Express. É uma sensação maravilhosa de ter sido transportado no tempo, para um passado glamoroso das viagens de trem. A vista da paisagem é linda e constantemente lhe faz lembrar do grande esforço que foi para os pioneiros que a construíram, sem a utilização de escravos e com bons salários para os trabalhadores – exigência dos irmãos projetistas, filhos de escravos.

Esta é a Curitiba, das boas impressões, dos muitos encantos.
Rafael Bezerra, é diretor da Arx Eventos, sediada em Fortaleza, empresa especializada em organização de eventos médicos desde 1997. Também é presidente da ABEOC-CE, Diretor Nordeste da ABEOC Brasil e Diretor Secretário do Fortaleza Convention & Visitors Bureau / Visite Ceará.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s