FESTURIS: Salvador Alves Dias receberá troféu Silvia Zorzanello

salvador-alves-dias-2
Foto Divulgação Festuris

O jornalista português Salvador Alves Dias será o homenageado deste ano com o Troféu Silvia Zorzanello. Ele foi indicado pelos diretores da empresa Rossi e Zorzanello, idealizadora e organizadora do FESTURIS, principalmente pelo esforço na divulgação de Gramado e seus eventos no cenário internacional. A votação e aprovação da indicação foi unânime pelos representantes da Câmara de Vereadores de Gramado.

A Sessão Especial de entrega da honraria será na noite do dia 1º de novembro, terça-feira, às 19h30min, no Plenário Julio Floriano Petersen, na Câmara Municipal de Vereadores de Gramado.

“Ser homenageado com o Troféu Silvia Zorzanello me coloca perante dois sentimentos profundos, um de orgulho e outro de humildade. O primeiro por ter atingido este patamar e, o de ser agraciado, pela Câmara Municipal de Vereadores de Gramado, que aprovaram esta honraria em votação unânime. É um reconhecimento de um trabalho que ao longo de quase 50 anos tenho feito – fá-los ei em 2017-, na minha qualidade de jornalista, nos últimos tempos especializado em Turismo. Há mais de 20 anos, ininterruptos, que faço a cobertura, primeiro do Festival de Turismo e depois do FESTURIS”, destaca o jornalista.

Ele fala sobre as fundadoras do FESTURIS, Silvia Zorzanello (in memoriam) e Marta Rossi. “Essa grande pessoa, Silvia Zorzanello, que sei que neste momento está a sorrir, esteja onde estiver. Ela que, junto com Marta Rossi, tanto fizeram por Gramado, pela Região das Hortênsias, pelo Brasil e, hoje a Marta com os “guris” Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi abriram as asas e voam pelo mundo”, comenta.

Silvia Zorzanello – uma história de liderança e sucesso
Filha de Gramado, Silvia Zorzanello, desde pequena exerceu liderança estudantil e encabeçou diversos movimentos festivos e sociais da cidade. Aos 13 anos de idade, já ajudava a organizar a Festa das Hortênsias, evento pioneiro de Gramado, que deu visibilidade para os eventos posteriores. Cursou magistério e se formou em Letras, pela Universidade de Caxias do Sul. Lecionou por cerca de 18 anos em escolas da cidade. Trabalhou como gerente de A & B e gerente geral no Hotel Serrano de Gramado. Pioneira, Silvia Zorzanello levou o nome de Gramado além das fronteiras através da criação e realização de grandes eventos como o Festival do Turismo de Gramado, o Chocofest e o Acorde Musical. Competência, dedicação, organização e pioneirismo são características que fizeram de Silvia Zorzanello um exemplo de sucesso pessoal e profissional. Silvia faleceu em 2010.

Salvador Alves Dias – Salvador faz parte ou já atuou em diversas associações e entidades como a Chairman da ETP – European Travel Press – Associação Europeia dos Jornalistas de Turismo, foi vice-presidente da FEDAJT – Fédération Européenne des Associations de Journalistes du Tourisme (1996 e 1998) e presidente (1999 e 2001), presidente Fundador da AJOPT – Associação dos Jornalistas Portugueses de Turismo, membro of ICTP – International Council of Tourism Partners, membro do júri internacional do movimento SLOW FOOD.

É formado em licenciatura em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, fez estágio em televisão no Centro de Formação da RTP, pós-graduação em auditor de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional, curso de edição digital para jornalistas de rádio do CENJOR, foi co-diretor do curso de pós-graduação em Rádio, Cinema e Televisão da Universidade Independente, docente no Instituto Superior Politécnico de Setúbal e de Viseu (1997/2002) e formador no Centro Protocolar de Jornalistas – CENJOR.

Como profissional foi colaborador, jornalista, locutor e realizador da Emissora Nacional de Radiodifusão e da Radiodifusão Portuguesa (1967/86), diretor Adjunto da Direção de Informação da Rádio Comercial (1986/89), diretor Adjunto de Informação da RDP – Antena Um e Dois (1990/92), diretor Adjunto de Programas da RDP – Antena Um (1992/93), diretor Adjunto de Informação e de Programas da RDP – Internacional (1994/95), CEO e Diretor da Prime Milenium, empresa responsável pela edição das seguintes publicações: Lisboa Unforgettable, Templarius, Oeste, assim como newsletters de Torres Vedras e do Centro de Congressos do Estoril

Hoje, é responsável pelo http://www.news4travel.com, dirigido ao consumidor com especial enfoque no Brasil e Estados Unidos, colaborador em várias publicações nacionais e internacionais, interventor e moderador em diversas conferências de âmbito nacional e internacional, sob temática de Turismo ou mass-mediática, participante em diversos Congressos, Eventos, Feiras – no setor de Lazer como Corporativo -, e Seminários nas áreas de Turismo e Media. Possui certificado de “Cidadão Carioca”, outorgado pela Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e é divulgador dos principais produtos turísticos do estado do Rio Grande do Sul, com ênfase em Gramado e nas suas atrações (FESTURIS, Natal Luz, Chocofest), Rota das Missões – enquadrando as do Brasil, Argentina e Paraguai -, Canyons do Sul, Rota Paleontológica, Vale dos Vinhedos, Rota Romântica e Turismo Criativo.

Flávio L. Prestes – Assessor de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s