Eventos abordam os desafios no diagnóstico precoce do câncer hematológico

Flavia-Maoli_credito-Daniel-Sasso-1400x600
Palestrante Flávia Maoli

A ONG Projeto Camaleão: Autoestima contra o Câncer, com patrocínio da Novartis Brasil, realiza palestras e encontro sobre o tema em Porto Alegre. Entre os principais tipos de cânceres hematológicos estão os Linfomas, Leucemias e Mielomas.

Segundo estudo publicado pelo Ministério da Saúde, se não houverem medidas efetivas na prevenção, controle e diagnóstico do câncer, a partir do ano de 2029 haverá mais brasileiros que morrerão com algum tipo de câncer do que com qualquer outro tipo de doença, incluindo as cardiovasculares (atualmente no topo do ranking de mortalidade).

Por ano, são esperados 22 mil novos casos de cânceres hematológicos – que, quando diagnosticados inicialmente, podem chegar a 85% de chance de cura. O principal desafio na atualidade é combater os cânceres de sangue, que muitas vezes têm sintomas pouco característicos, dificultando o diagnóstico precoce, atrasando o início do tratamento e diminuindo as chances de cura.

Diante dos dados e alusivo ao dia 15 de setembro, quando se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, a ONG Projeto Camaleão: Autoestima Contra o Câncer se une em uma parceria inédita com a Novartis Brasil com o objetivo de discutir os desafios no diagnóstico precoce dos cânceres hematológicos.

A primeira ação será no dia 12 de setembro, quando acontece o I Fórum Temático Projeto Camaleão: Câncer Hematológico no Auditório do Centro Histórico Cultural da Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência, Porto Alegre RS) a partir das 18h. O evento será voltado à capacitação de equipes médicas multidisciplinares, por meio de palestras com especialistas, debates sobre estratégias para o diagnóstico precoce e distribuição de material informativo.

A segunda ação acontece no dia 15 de setembro, com o 1º Encontro de Pacientes com Câncer de Sangue promovido pela ONG. O evento acontecerá na Casa Camaleão (Rua Giordano Bruno, 82, Porto Alegre), sede da ONG Projeto Camaleão, e tem como público alvo pacientes, ex-pacientes e familiares, com o intuito de empoderar o paciente e criar um grupo de apoio específico para quem enfrenta algum tipo de neoplasia hematológica.

Ambos eventos são gratuitos, mas é necessário realizar a inscrição previamente pelo link:bit.ly/forumtematico_camaleao.

Abaixo, mais informações sobre o I FÓRUM TEMÁTICO PROJETO CAMALEÃO: CÂNCER HEMATOLÓGICO e sobre os seus participantes:

PROGRAMAÇÃO:

18:00 Credenciamento
19:00 – Apresentação da ONG Projeto Camaleão: Autoestima contra o Câncer

Flavia Maoli – Presidente do Projeto Camaleão, criadora do blog Além do Cabelo. Flavia enfrentou o Linfoma de Hodgkin duas vezes, recebendo um transplante de medula óssea em 2013.

19h30 – Palestra “Desafios no diagnóstico precoce nos tumores hematológicos”
Palestrante: Dr. Marcelo Capra
Médico Hematologista. Coordenador do serviço de Hematologia e Oncologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, membro da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e membro da Equipe de Transplantes de Santa Casa de Porto Alegre.

20h15 – Palestra “Desafios no diagnóstico precoce do câncer hematológico infantil”

Palestrante: Dr. Cláudio Galvão
Médico Oncologista Pediátrico, Hematologista e especialista em transplantes. Chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio.

21h00 – Palestra “Desafios no diagnóstico precoce da Mielofibrose”
Palestrante: Dra. Gabriela Prior
Oncohematologista Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE-RJ). Gerente médica sênior de Hematologia na Novartis Oncologia.

A segunda ação, da ONG Projeto Camaleão: Autoestima contra o Câncer e da Novartis Brasil, no Rio Grande do Sul e alusiva aos tipos de cânceres hematológicos, acontece no dia 15 de setembro, com o 1º ENCONTRO DE PACIENTES COM CÂNCER DE SANGUE promovido pela ONG.  O evento acontecerá na Casa Camaleão (Rua Giordano Bruno, 82, Porto Alegre), sede da ONG, e tem como público alvo pacientes, ex-pacientes e familiares, com o intuito de empoderar o paciente e criar um grupo de apoio específico para quem enfrenta algum tipo de neoplasia hematológica.

Programação:

ENCONTRO DE PACIENTES COM CÂNCER DE SANGUE

15:00 Boas-vindas
15:30 – 
Palestra “Câncer não é escolha; bom humor é.”
Palestrante: Flavia Maoli

16h00 – Palestra “A importância do empoderamento do paciente”
Palestrante: Carolina Cohen – Sócia da Colabore com o Futuro. Formada em Comunicação Social pela FAAP, em Marketing na FGV e Pós Graduação em Design Gráfico na FAAP. Foi Diretora Institucional da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e tem quase dez anos de experiência trabalhando na organização do terceiro setor.

16h45 – Dinâmica de grupo 
Atividade prática onde os participantes irão debater ideias e buscar caminhos para melhorar o acesso à tratamentos e a qualidade de vida de quem enfrenta o câncer.

18h00 – Coffee break e confraternização

 SERVIÇO

I FÓRUM TEMÁTICO PROJETO CAMALEÃO: CÂNCER HEMATOLÓGICO
Data: 12 de setembro de 2017, das 18 às 22 horas
Local: Centro Histórico-Cultural da Santa Casa (av. Independência, 75, Porto Alegre)
Público-alvo: equipes médicas multidisciplinares
ENCONTRO DE PACIENTES COM CÂNCER DE SANGUE
Data: 15 de setembro de 2017, das 15 às 19 horas
Local: Casa Camaleão (Rua Giordano Bruno, 82, Porto Alegre)
Público-alvo: pacientes, ex-pacientes e familiares
A programação completa e o link para inscrição estão disponíveis na página da ONGwww.facebook.com/pcamaleao.

**

Sobre o Projeto Camaleão

ONG Projeto Camaleão: Autoestima contra o câncer tem como principal missão promover a reinserção social e reforçar a autoestima das pessoas com câncer. Com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a ONG oferece cursos, palestras, workshops e rede de apoio para pacientes, familiares e equipes multidisciplinares. Mais informações: www.facebook.com/pcamaleao.

Informações para a imprensa:

ONG Projeto Camaleão: Autoestima contra o câncer
Valéria Luna – (51) 98208.4948
anavalerialuna@gmail.com

Novartis Brasil – Edelman Significa
Caroline Ferreira | 11 3060-3367 | caroline.ferreira@edelmansignifica.com
Laís Camargo | 11 3060-3147 | lais.camargo@edelmansignifica.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s