Maioria dos brasileiros anseia por viajar

Por Regina Di Ciommo

Os brasileiros gostam de viajar e o fariam com maior frequência se a situação econômica permitisse. Pesquisas até já comprovaram esse fato. Em 2015, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) pesquisou quais são os maiores sonhos de consumo dos brasileiros. Os resultados mostraram que para 15% do total de entrevistados, viajar para o exterior é o maior sonho. As viagens são o sonho mais desejado por 47% das pessoas das classes A e B e para 30% entre os pertencentes às classes C, D e E. A falta de dinheiro foi apontada como o principal impedimento para viajar mais frequentemente, em 89% dos casos.

Definimos o que gostamos e queremos através dos contrastes

E ainda bem que existem experiências também decepcionantes. É por meio desse contraste que podemos valorizar nossa casa quando voltamos e dando valor ao que temos. Não podemos esperar que tudo saia totalmente de acordo com o planejado e as expectativas, há surpresas que não podemos controlar e só arriscando será possível constatar que nem tudo é como imaginamos, como estava no guia ou vimos na propaganda.

Quem volta de uma viagem sem sentir que amadureceu mais um pouco? As descobertas da viagem são também descobertas em nós mesmos. A cada viagem damos mais um passo na nossa vida, em direção a uma maior abertura emocional e espiritual. Eu vejo essas experiências como um grande crescimento, maior do que os diplomas podem me proporcionar. Quando consigo vencer os desafios que as viagens me colocaram, volto diferente. Sinto expandir a consciência, depois de olhar para outros horizontes, que são sempre infinitos.

Quem já sentou numa praça de uma cidade longínqua, observando os seus moradores que trabalham, vendem seus artesanatos, conversam, levam suas vidas, sabem da paz que podemos sentir nesses lugares. Sentar em um bar tranquilamente para apreciar as pessoas em seu multicolorido vaivém, ver num museu aquele quadro que você admirou nas páginas de um livro, entrar em uma catedral secular e ouvir o seu silêncio… bem, se você gosta de viajar, sabe do que eu estou falando, são coisas que não têm preço.

Precisando se inspirar? Um tempo para se renovar? Vá viajar!

Renovação pode ser a palavra para definir o que adquirimos em uma viagem. Quanto mais longe vamos, mais nos renovamos, porque maior será a diversidade das paisagens e das formas de vida. O efeito sempre será de sairmos do nosso pequeno eu para algo muito maior, para perceber a unidade, que existe por trás de todas as diversas aparências.

Essa experiência é nossa para sempre, conta a favor do nosso desenvolvimento pessoal, da nossa realização como ser humano e, às vezes, até vale para aumentar nossas chances profissionais, porque somente falando um idioma com os nativos é que realmente aprendemos outra língua.

As viagens atualmente estão mais fáceis. Os voos são frequentes, as companhias parcelam os pagamentos. Sem dúvida, estão sendo um instrumento para o autoconhecimento e a conscientização das pessoas. A possibilidade de fazer uma viagem para o exterior tem um significado tão importante que deveria ser estimulada e facilitada pelo governo e empresas. Além do desenvolvimento pessoal, haveria um ganho coletivo com o aumento do número de pessoas capazes de superar conflitos, de se abrir para outras realidades e conseguir compreender o outro.

Visitar por um período prolongado outra cultura requer que você realmente repense os muitos aspectos da existência, que costumamos achar como naturais e garantidos. Viver em outra cultura por um período de tempo e adaptar-se a ela é uma das mais poderosas oportunidades de aprendizagem. Ser bem- sucedida em outra cultura ajuda você a ser criativo em uma enorme variedade de outras circunstâncias em sua vida e em seu país, além de sempre se voltar melhor.

Regina Di Ciommo  é colaboradora do portal Seguro Viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s