O que fazer em caso de voo cancelado, atrasado ou extravio de malas

53f651f3-271b-49d5-9265-751af104c644

As pessoas que costumam fazer viagens aéreas domésticas ou internacionais, sabem muito bem que é comum ocorrer atrasos ou cancelamentos de voos, além do extravio da mala de viagem. Por isso, é muito importante saber como proceder nesses casos a fim de resolver tudo da melhor forma, evitando prejuízos e também estresse. Para ajudar os passageiros, a loja Roncato separou dicas rápidas e práticas de como proceder nesses casos.


Os atrasos ou cancelamentos de voos podem ser causados por:
• Condições climáticas desfavoráveis (vento ou chuva forte, neblina, etc.);• Manutenção de última hora na aeronave;• Excesso de tráfego aéreo;• Número insuficiente da tripulação de voo e quantidade muito pequena de passageiros (voos com menos de 30% da capacidade do avião precisam ser cancelados).

Como proceder para reduzir os impactos nesses casos
Os viajantes devem pesquisar o histórico de voos do trajeto escolhido (alguns aeroportos costumam sofrer mais com as condições climáticas desfavoráveis), enquanto particularidades como viajar após às 22h30 são benéficas, já que evita o congestionamento aéreo.

Além disso, optar por empresas aéreas com menos voos em determinada rota também é importante para evitar falta de tripulação. Já os números insuficientes de passageiros são comuns nas tardes e noites de sábado e no meio de feriados.

Procedimentos em caso de extravio de bagagem
Se acontecer o extravio de mala de viagem, os clientes devem elaborar um comunicado por escrito para a companhia aérea. Tudo deve ser feito com base no RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem). Caso não seja possível, dá para utilizar o serviço de SAC ou fazer o comunicado por e-mail.

As empresas têm até 7 dias para devolver as bagagens de voos domésticos e 21 dias para a devolução em casos de voos internacionais. Se isso não for feito no prazo, o cliente tem direito a receber um valor em dinheiro para poder providenciar novos pertences.
Infelizmente, o extravio não é o único problema que a bagagem pode sofrer. O objeto ainda pode ser danificado por conta do trajeto ou propositalmente em casos de furtos.

(Dino)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s