Natal Luz: maior festa natalina da América do Sul

2ac7a59c-ea52-444d-ae5d-f549bd688903

Mais um evento do Natal Luz de Gramado faz lotar os hotéis da cidade, assim como os de Canela e cidades próximas. É um espetáculo nacionalmente conhecido, que leva pessoas de todo o Brasil a visitar o evento. Mas, como começou o Natal Luz? Quando aconteceu o primeiro evento? Segue a sua história:

Em 1986 surgiu a necessidade de revitalizar a Festa das Hortênsias, uma festa tradicional em Gramado que deu origem a Fearte e Festival do Cinema. Precisava existir algum atrativo além das flores e de escolha e coroação de rainha. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado e precisava encontrar uma forma de fazer com que as pessoas fossem para o local não só no inverno.

Por que não utilizar o NATAL? Seria difícil, já que a comunidade é de tradição ítalo-germânica, com o costume de passar o Natal com a família e na igreja.

O então Prefeito Pedro Bertolucci e o seu Secretário de Turismo, Luciano Peccin estudaram diversas formas de aprimorar o turismo em Gramado nesta época do ano. E então surge a pergunta: “Enfeitamos o pinheirinho de natal todos os anos. Então, porque não enfeitar a cidade?” Luciano Peccin havia voltado da Disney e lá viu as luzinhas que circundavam as cumeeiras das casas. Então pensou em fazer isso em Gramado, criando um embelezamento para a cidade no Natal e assim, atraindo turistas.

Só com as luzes não teria a conotação de evento, então também surgiu a ideia de sonorizar a avenida e fazer algum espetáculo. Começaram a desenhar o Natal Luz de Gramado com músicas na cidade através de alto- falantes vendidos para as lojas, lâmpadas decorando as fachadas da Av. Borges de Medeiros, postes enfeitados como pirulitos e pinheirinhos naturais dispostos na avenida com topinhos vermelhos.

O Maestro Eleazar de Carvalho, titular da OSPA, surgiu como uma pessoa iluminada e montou um grande concerto. Um espetáculo digno do Natal Luz, com um grande coral, poesias e fogos de artifícios. Ali foi dando o primeiro passo da reversão do quadro de ocupação e visitação a Gramado no mês de dezembro.

Em 27 anos o Natal Luz foi sendo aprimorado por moradores, lojistas, município, governo e só quem já visitou Gramado durante o Natal Luz entende a grandiosidade do espetáculo e da grande emoção que sentimos ao estarmos no meio das luzes e das músicas Natalinas, parece um sonho, tudo é perfeito.

A festa Natal Luz atrai milhões de pessoas, anualmente, a Gramado. Este ano, a celebração, iniciada no final de outubro, segue até 14 de janeiro. A abertura oficial aconteceu com apresentação da Orquestra de Gramado. Papai Noel recebeu a chave da cidade e, em 20 dias, o evento vendeu cerca de 60 mil ingressos. A programação deste ano promove algumas novidades.

Considerado o maior evento natalino do Brasil e um dos maiores do mundo, o Natal Luz transforma Gramado em um grande “parque temático do natal”.

Para o “Natal Luz Gramado 2017”, são esperados mais de 2 milhões de visitantes.

Muitas, muitas e muitas luzes espalhadas nas principais ruas do Centro de Gramado, se misturam com outros símbolos natalinos para iluminar as noites do Natal Luz, após o Show de Acendimento das Luzes, 20:30.

Os pórticos de Gramado e pontos turísticos também entram no clima natalino.

Esse ano, a Prefeitura de Gramado promete incentivar uma participação mais ativa dos empresários e moradores para decorar cada “cantinho da cidade” e iluminar a “Cidade Natal Luz”.

Nesta temporada, o espetáculo principal será “Reencontros de Natal”. O show conta a história de uma família que se espalhou pelo mundo e teme perder suas tradições. A apresentação é embalada pelas mais belas canções de Natal. Cantores, músicos e artistas interpretam o repertório com clássicos nacionais e internacionais.

Ao todo, serão 81 dias de duração, com mais de 500 apresentações. A programação tem como destaque quatro grandes espetáculos: “Show de Aquecimento” (gratuito), “Reencontros de Natal”, “O Grande Desfile de Natal” e “Natal pelo Mundo”.

A Vila do Natal, é um local onde o turista pode curtir várias atrações, e um lugar muito especial é a casa do Papai Noel. A vila fica na própria ExpoGramado, lá podemos encontrar enfeites de natal, artesanatos, praça de alimentação e ainda é possível assistir algumas peças de teatros. Esse local é uma ótima dica, pois a entrada é gratuita e o horário é as 16hs

Para mais informações sobre o Natal Luz, você pode entrar no site do Gramado Receptivo, no endereço: https://gramadoreceptivo.com.br

(DINO)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s