Porto Alegre receberá 66 grandes eventos até 2023

IMG_2788 (3)
Maurício Cavichion, presidente do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau

O Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau captou e apoiou 66 eventos com realização até 2023, o que representa 99.800 participantes e um impacto econômico para a cidade em torno de R$ 142,8 milhões. Somente em 2017, foram captados pelo POACVB 43 eventos. Isso significa 45 mil participantes e recursos da ordem de R$ 23,09 milhões que serão injetados na economia com o aumento de demanda no mercado local e regional nos próximos anos.

Entre os grandes eventos captados este ano, por exemplo, estão o Congresso Brasileiro de Controle e Infecção e Epidemiologia Hospitalar, que será realizado em março de 2018, com 2,5 mil participantes; o 33º Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, que acontece em novembro de 2019, envolvendo 800 participantes; o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, agendado para outubro de 2020, com presença de 7 mil pessoas e, ainda o World Congress on Brain Behavior and Emotions, em abril de 2021, contando com 5 mil congressistas.

“Esta é uma demonstração do quanto a cidade vem se mostrando atrativa como destino para o promotor e realizador de eventos”, afirma o presidente do POACVB, Maurício Cavichion. “Não é sem razão que a capital gaúcha figura entre as cidades brasileiras que mais sediam eventos internacionais, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo o ranking da ICCA – International Congress & Convention Association, em 2016”, afirma.

“Com o trabalho que estamos realizando, vamos potencializar ações que indiquem quaisquer oportunidades de trazermos mais e mais eventos para a nossa região. Queremos fomentar o turismo de negócios e o desenvolvimento econômico local com eventos de qualquer porte ou segmento, sejam eles, médicos, técnico-científicos, sociais, culturais ou esportivos”.

Para Cavichion, sob o ponto de vista econômico é inegável impacto que o turismo de negócios traz para Porto Alegre diante de uma movimentação de atividades que, mesmo não intencionada, favorece as atividades produtivas locais.

“De acordo com o porte do evento, centenas ou milhares de participantes são grandes consumidores de mercadorias ou serviços. Transporte, acomodações, alimentação, bebidas, lazer, entre outros, exige uma grande soma de recursos, produzindo efeitos diretos e indiretos na economia como impostos e geração de trabalho e renda. Isso tudo não existiria se não houvesse o turismo e se não houvesse o turismo de negócios”, conclui.

Sobre o POACVB

O Porto Alegre & Região Metropolitana CVB é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, que objetiva aumentar o fluxo turístico na Capital e municípios vizinhos, por meio da captação, geração e apoio a eventos. Mantida pela iniciativa privada, empresas do ramo hoteleiro, gastronômico, eventos, comércio varejista e turismo em geral, a fundação apoia ações de marketing que visam promover uma imagem atraente da cidade. O trabalho fomenta o turismo sustentável, além de gerar desenvolvimento e difusão cultural, científica, tecnológica e artística para o estado.

Assessoria de Imprensa POACVB – foto de Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s