As belezas do Arquipélago de Abrolhos e suas ilhas

Arquipelago de Abrolhos

Um dos locais mais belos da Bahia é o conjunto de ilhas de Abrolhos. O arquipélago conta com as ilhas de Santa Bárbara, Guarita, Sudeste, Siriba e Redonda. Lá também se encontra, desde o início da década de 80 (1983), o primeiro parque marinho do Brasil, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

O local encanta pela transparência das águas, que deixam os corais e as inúmeras espécies marinhas à mostra. Abrolhos é onde nascem as famosas baleias Jubarte e é para lá que elas retornam na época da reprodução. Um verdadeiro paraíso, onde pássaros, peixes e inúmeras espécies animais convivem em harmonia.

Nas ilhas, a flora não é tão diversificada, com plantas rasteiras e pequenos arbustos. Plantas maiores não sobrevivem, pela pouca profundidade do solo e também por falta de irrigação por água doce. Conheça suas ilhas e programe suas férias:

Ilha de Santa Bárbara

É a única habitada e a pequena população é formada por um povoado local, pesquisadores e militares. Santa Bárbara é a ilha mais extensa do conjunto e abriga recifes em quase todo o seu território. Ela é de propriedade da Marinha do Brasil e fica centralizada dentro do Parque de Abrolhos. No entanto, o acesso a ela somente é permitido com autorização dos órgãos competentes.

Siriba

O desembarque nessa ilha é livre e as visitas são permitidas, porém, tudo é feito com monitoramento e rigoroso controle. O turismo no local é guiado e torna possível conhecer a formação da geologia e apreciar os diversos tipos de pássaros, que têm o hábito de botar ovos no solo central da ilha. Por esse motivo, os passeios são feitos somente pelo contorno.

Ilha Redonda

Na Ilha Redonda acontece o fenômeno da desova das tartarugas no arquipélago. Onde se reproduzem também as fragatas, aves que encantam pela beleza, mas que são ariscas por natureza. A formação de corais de franjas dificulta o desembarque na ilha.

Ilha Sueste

Essa ilha é muito importante para a realização de pesquisas, o acesso é proibido o que permite aos estudiosos fazerem comparativos das interações ambientais e tirar conclusões sobre espécies e suas particularidades. Sueste é a segunda maior ilha do Arquipélago de Abrolhos.

Guarita

A Ilha Guarita é a menor de Abrolhos, com superfície formada por rochas vulcânicas, tem coloração escura e serve de recanto para a reprodução dos pássaros Beneditos, no período de março a novembro.

Abrolhos representa a maior biodiversidade marinha de todo o Atlântico Sul. Com mais de 90 mil quilômetros de extensão, apresenta formações montanhosas, rios, restingas, recifes, entre outros ecossistemas.

Para quem tem espírito curioso e aventureiro e quer conhecer o Arquipélago, muitos são os atrativos. Além da já mencionada beleza natural, os visitantes podem desfrutar de atividades como trilhas, mergulho, montain bike e também conhecer culturas indígenas e belas reservas de extração mineral.

No entanto, as famílias e os casais não ficam sem opção. O cenário paradisíaco, com piscinas naturais de águas mornas e verdadeiros espetáculos da natureza, também favorecem o clima calmo, ideal para passeios em família ou mesmo uma viagem romântica.

Não perca a oportunidade de desfrutar de tamanha beleza. Conte com o Clube Candeias e faça uma viagem inesquecível a Abrolhos. Não se desgaste com burocracias, deixe tudo por conta do maior clube de turismo programado do Brasil e viaje tranquilo. Acesse https://www.clubecandeias.com/ e saiba mais!

(DINO – foto de Divulgação)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s