Propaganda do paizinho russo na minha vida

joão firme 2 (2)
João Firme

No dia em que o Brasil venceu o primeiro jogo na Copa lembrei do meu pai que aos 13 anos não permitiu que eu fosse estudar na Russia. Eu era inquieto (perguntou) nas aulas  de Geografia  ministradas pelo professor Hanzel, emigrante Russo que vivia em Santa Rosa. Essa dádiva de Deus de os homens criarem constantemente, assim como o Luiz Coronel, que foi adotado pelo seu Tio e o Tomaz Edson, inventor da luz que foi expulso do colégio, porque perturbava e sua mãe contratava professores particulares para ensiná-lo. Perguntei ao Paizinho Russo em uma aula, como se explicava o fenômeno da natureza de permitir Oásis no deserto onde os beduínos se protegem das tempestades de areia. Ele respondeu que Deus era grande e podia criar os eventos opostos aos da morte.

No dia ele seguinte visitou meu pai e propôs um bolsa de estudos em Moscou, mas seu Francisco rechaçou argumentando que precisava de mim para vender pé-de-moleque no Quartel do Exército para ajudar no sustento dos meus quatro irmãos.  O professor passou a me dar aulas particulares e me ensinou muito a literatura Russa, sem entrar na política que existe só na democracia.

Em 2007, esteve em Gramado um publicitário de nome Boris, presidente da International Adverting Ages, entidade americana. Ele veio saber como era o sistema para autorizar veiculações, pois na Rússia a Propaganda era vista como criadora de fantasias e por isso era sensurada e agência que a fazia respondia diretamente pelas leis do seu país, ter direito ao CONAR e ao Código do Consumidor.

Hoje vejo que a Rússia admitiu a propaganda livre com a COPA, apesar de manter o controle para voltar a democracia total e fiquei triste ao ouvir  dia 14 um apelo de uma deputada soviética para que as mulheres do Kremelim não fizessem amor com homens da raça negra para não cruzar a população de brancos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s