Serra Gaúcha e seu potencial turístico no verão

Ecoturismo-Lugares-para-conhecer-na-Serra-Gaúcha

O Rio Grande do Sul apresenta 27 áreas turísticas em todo o seu território e o contínuo fortalecimento do segmento têm trazido desenvolvimento econômico e geração de renda para seus municípios, ao mesmo tempo em que valoriza sua história, gastronomia e cultura. A Serra Gaúcha é  um dos destinos mais visitados pelos turistas locais e viajantes de todo país. Muito procurada durante os meses frios, a região apresenta cada vez mais o seu potencial durante as estações mais quentes, como o verão.

A Serra Gaúcha sediou, em setembro passado o seminário Prodetur+Turismo, programa Ministério do Turismo para fomento do desenvolvimento local e regional, por meio do planejamento e gestão de propostas locais alinhadas às políticas nacionais de turismo. Aliás, neste programa, o RS está entre os estados que mais apresentaram propostas para parcerias públicas e privadas. Isso reflete o que diz o Mapa do Turismo do Rio Grande, que em 2017 apurou que 371 cidades apresentam vocação turística, ou seja, 75% dos municípios do estado.

Atualmente 63% do turismo no RS é feito pelos próprios gaúchos, que aproveitam as alternativas mais econômicas, como apenas fazer uma excursão sem a necessidade de ter que se hospedar. Para mudar o cenário, buscando fortalecimento da economia local para os próximos anos, está em andamento um estudo sobre o potencial turístico de microrregiões da Serra, numa área que engloba 12 municípios.

Infraestrutura e turismo no verão

Segundo dados da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, através do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul, que acompanha o desenvolvimento turístico e seus impactos, no levantamento sobre os meios de hospedagem no ano de 2017 foram identificados 1.601 estabelecimentos no estado, distribuídos nas categorias hotéis, pousadas, flats, resorts e hostels. Ou seja, são 130.104 leitos disponíveis, com pelo menos uma opção de hospedagem, em 49,5% dos seus 497 municípios.

Assim como é grande a oferta em hospedagem, a riqueza de atrativos faz da Serra um ótimo destino no verão, época que os visitantes podem aproveitar a região com mais calma, por se tratar da baixa temporada. A estação apresenta vantagens para quem deseja conhecer suas belezas naturais e seus atrativos temáticos. Os preços mais atrativos em hotéis, restaurantes, bares e parques são um convite para desfrutar dos destinos e passeios com maior economia e mais exclusividade.

A riqueza da Serra Gaúcha

A paisagem da Serra está em constante transformação. O destino sempre foi muito procurado durante o veraneio por quem deseja aproveitar o clima ameno das montanhas, desfrutando de suas belezas naturais, como as cascatas e os rios. Os primeiros hotéis da região datam de 1910, e o trem de passageiros chegou a Canela em 1924. Atualmente a área serrana é composta por algumas grandes áreas determinadas pelo governo estadual e caracterizadas por seu perfil turístico:

Diversão e entretenimento para toda a família

A Região das Hortênsias recebe cerca de  1,5 milhão de turistas durante o inverno, porém tem ótima estrutura para os meses mais quentes: nos municípios locais encontramos diversas opções em ecoturismo, serviços voltados ao bem-estar do turista e grande diversidade de eventos e atrativos.

O Natal Luz de Gramado tem uma programação que só termina em janeiro, por isso é possível curtir seu encanto com a família por mais tempo. Perto dali, no Vale do Quilombo, fica a Cascata do Ecoparque Sperry, uma reserva ecológica que é destino ideal para quem deseja fazer trilhas e se refrescar nas suas águas.

Outra das muitas atrações da região fica a 20 minutos de Gramado. No Parque da Serra, em Caracol, o turista tem contato com a diversidade das espécies vegetais e pode conferir as paisagens de tirar o fôlego e uma vista privilegiada da Cascata do Caracol no passeio de bondinho aéreo.

Quem visita Canela deve reservar espaço no roteiro para visitar o Alpen Park, local para se aventurar e divertir ao ar livre, seja no Trenó ou na Tirolesa. Também é indispensável reservar um dia para aproveitar a natureza e desbravar as belezas do Parque do Caracol através de suas trilhas, cascata e do observatório 360°.

Em São Chico, município de São Francisco de Paula – RS, o contato com a natureza fica por conta do Parque das Oito Cachoeiras, que possui belas quedas d’água e várias atividades, como trilhas autoguiadas, tirolesa, arvorismo, paredão de escalada e um mirante 360°.

As reservas em hotéis e compra de ingressos para os atrativos devem ser feitas com antecedência, já que a média de ocupação durante os finais de semana em Canela e Gramado variam de 70% a 80%.
Aventura e natureza em cânions e vales

Na Região Campos de Cima da Serra o ecoturismo e o turismo de aventura são muito procurados pela diversidade em paisagens, fauna e flora. O Turismo Rural ainda oferece hospitalidade aliada a uma culinária típica muito rica e tradicional.

Em Cambará do Sul – RS, conhecida como “Terra dos Cânions”. No município estão localizados os parques nacionais da Serra Geral e o Parque Nacional de Aparados da Serra, que tem o Cânion Itaimbezinho como seu maior atrativo. Já, a 51 km dali, em São José dos Ausentes – RS fica o Cânion Monte Negro, o ponto mais alto do estado.

Já a Região da Uva e Vinho, composta por 47 municípios, possui a maior e melhor estruturado destino de enoturismo país.  A hospitalidade local vem da imigração italiana, tornando o ambiente ainda mais convidativo, rico em gastronomia, história e arquitetura.

Em Nova Roma do Sul – RS, na Rota Turística Vales da Serra, fica o Eco Parque Cia Aventura. O espaço oferece turismo de aventura e é considerado um dos melhores destinos para a prática no país. O parque oferece atividades como arena de saltos, arvorismo, bungee jumping, floating, parede de escalada, pêndulo, rafting, rapel e quadriciclo.

A Serra Gaúcha ainda conta com uma Região Metropolitana composta por 13 municípios que, juntos, abrigam mais de 700 mil habitantes.

(DINO – Foto BONITOUR)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s