Caruaru, uma cidade com história e futuro próspero

134faf42-e037-4c8d-b5d9-8747d8ebb249

Por: Rivio Xavier Jr.*

Chegar a Caruaru e andar pela cidade é uma experiência singular. A sensação é de ter chegado em um lar acolhedor. Talvez porque seja uma cidade que tem um aspecto único no mundo, um jeito singular de se mexer, uma maneira toda sua de enfrentar os desafios impostos pelas tecnologias de ponta sem perder o fio da meada que sempre conduziu sua gente. Andar por Caruaru é contemplar a face de uma gente que nunca se dobrou diante das dificuldades naturais e sabe, como poucos, aproveitar o que de belo a cidade oferece.

As terras do interior da capitania de Pernambuco, onde hoje se encontra a princesa do agreste, pertencia ao sesmeiro Simão Rodrigues, que mandou ergue casa-grande, senzala, curral de gado, armazém-depósito, etc. aproveitando a boa situação do terreno existente entre o Morro do Caruru e o rio Ipojuca, formando assim uma passagem obrigatória nas comunicações, pelo centro da capitania, entre Recife e o Sertão, que se constituiu o principal caminho das boiadas de Pernambuco e uma terra promissora para o negócio e comércio.

Com esta localização estratégica, Caruaru se tornou uma cidade polo, em vários aspectos: polo comercial e de confecção, polo médico, polo universitário, polo tecnológico, polo industrial, além do já mundialmente conhecido polo turístico. A Pujança econômica que move a cidade, que é referência em todos esses aspectos nesta região do agreste central, faz com que Caruaru se torne a cidade capital, e primordial na geração de empregos e renda, com seus mais de 500 mil habitantes (contando com suas cidades vizinhas que vivem em torno de Caruaru), está entre as cidades referências de modernidade e crescimento no Brasil.

Mostrar para o todos tudo aquilo que convivemos diariamente nesta cidade acolhedora de calor humano, e que tem o trabalho como norte primordial e levar toda sua importância a todos aqueles que vêm a Caruaru, que queiram crescer junto com esta cidade de homens e mulheres guerreiras, é a missão da TE AMO CARUARU, página dedicada a mostrar a verdadeira Caruaru ao mundo, a cidade que não só é forró durante 30 dias, mas a cidade que é o espelho do futuro por 365 dias.

* Rivio Xavier Jr. é colunista, professor historiador e escreve para a página TE AMO CARUARU.

(DINO)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s