Cresce a procura de profissionais que desejam aprimorar técnicas vocais

Drª Helena Kuhn crédito de fotografia Rodrigo Dreher
Fonoaudióloga Helena Kuhn da Rocha

Num mercado competitivo, profissionais de diferentes áreas têm buscado aprimorar também, técnicas vocais. O resultado deste trabalho pode favorecer os negócios, mas, sobretudo, a qualidade de vida. Com experiência na área da comunicação humana, a fonoaudióloga Helena Kuhn da Rocha, percebeu que, nos últimos meses, a procura de profissionais que buscam melhorar a performance ao falar e expressar-se em público cresceu. “São homens e mulheres que muitas vezes necessitam ou querem se preparar melhor para palestras, apresentações direcionadas aos colaboradores, ou estão à frente de algum projeto importante na carreira e buscam auxílio neste sentido”, explica.

Helena igualmente pontua que não é incomum atender pessoas que não conseguem falar em público ou que se sentem inseguras quando existe a necessidade de argumentar para grupos maiores. “Algumas pessoas ficam ansiosas, inseguras, têm medo, podendo até gaguejar. Esse problema não é incomum. E afeta inclusive indivíduos com experiência e que já contam com uma carreira consolidada”. Ela complementa e ressalta que a avaliação e o diagnostico de um fonoaudiólogo é fundamental também neste casos. “Temos que identificar e entender as reais necessidades! E se existem ou não patologias no paciente. Cada intervenção ou técnica deve ser implementada de forma muito cuidadosa, planejada e personalizada. Hoje, os processos são inúmeros, inclusive, com a colaboração de recursos digitais, tanto para os exercícios, quanto para o acompanhamento do paciente”, pondera.

Ainda conforme Helena, o bom desenvolvimento da capacidade de comunicar-se, é importante também, para o autoconhecimento e para o embelezamento da voz. “Trabalhamos a comunicação efetiva. Isso compreende dominar diferentes ferramentas de comunicação, sejam elas de linguagem oral, escrita e de expressão corporal, auxiliando a relacionar e a expressar ideias claras ao falar em público. Saber o momento de dar feedbacks, fazer réplicas e esclarecer dúvidas, também são atividades complementares a este trabalho”, explica.

Helena alerta ainda que procurar um profissional da fonoaudiologia para um diagnóstico é fundamental em todas as fases da vida. “É muito importante salientar que o acompanhamento da fala, do processo de comunicação deve começar desde cedo! Já na primeira infância, onde os pais têm a responsabilidade de ajudar a identificar alguns problemas que podem ser acometidos. Os jovens podem ficar ainda mais expostos a medida que as relações evoluem e alguns sintomas podem atingir a fase adulta. Por isso é tão importante não ter o receio de buscar ajuda de um fonoaudiólogo, independentemente de idade”, finaliza Helena.

Sobre a Fonoaudióloga Dra. Helena Kuhn da Rocha

A Dra. Helena Kuhn da Rocha é fonoaudióloga formada Centro Universitário Metodista-IPA, de Porto Alegre. Possui aprimoramento em disfagias orofaríngeas (sintoma de dificuldade de deglutição) pelo instituto Fisiomar em Santa Catarina e experiência na área da comunicação humana. Sua metodologia de trabalho se concentra igualmente na terapia da linguagem, motricidade orofacial (atividade relacionada a fala nos diferentes ciclos da vida) e ao embelezamento da voz. Atua no atendimento de todos os públicos e idades. Especializada em receber demandas de profissionais de diferentes áreas no auxílio a um melhor desempenho no momento de falar em público, em casos de palestras, meetings e apresentações direcionadas a gestores e colaboradores. Consultório junto à Clínica Médica Sephos: Av. Ipiranga, 7464, salas 707 ,708, 709 – Jardim Botânico, Porto Alegre – RS. Contato pelo fones: 51 3307-9155 e 51 99942 8488. Site: – www.sephos.com.br. Redes Sociais: Instagram @fonohelenakuhn e Facebook fonohelenakuhn

(Edith Auler – Evidência Press – Assessoria de Comunicação – foto de Rodrigo Dreher)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s