Os melhores passeios de trem para curtir, ao viajar

32d7806c-a54f-413a-9364-33412172ebe6

Atualmente, para as pessoas que desejam realizar uma viagem de trem, há mais de 20 destinos disponíveis para os turistas em potencial. Os roteiros se dividem entre culturais e turísticos.

O fluxo anual de pessoas que realizam viagens de trens no Brasil é de cerca de três milhões de pessoas, segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC).

A maior parte dos traslados concentra-se em passeios realizados ou na região Sudeste ou na região Sul do Brasil, principalmente em cidades localizadas no interior dos estados que fazem parte das duas regiões, mas também é possível encontrar programações em outros locais. Veja alguns dos roteiros:

1 – São João del Rey – Tiradentes (Minas Gerais)

A linha ferroviária entre as duas cidades possui doze quilômetros de extensão. No percurso, os viajantes passam pela Serra de São José assim como outras atrações que compõem o cenário natural da viagem. O passeio de Maria Fumaça tem seu embarque feito na Estação Ferroviária de São João del Rey e o desembarque na Estação Ferroviária de Tiradentes.

2 – Campos do Jordão (São Paulo)

Esse roteiro é executado por um bondinho e o percurso está limitado ao perímetro urbano da cidade. Durante o passeio os viajantes conhecem pontos turísticos da cidade que, geralmente, não estão incluídos em roteiros mais tradicionais. O embarque é realizado na Estação Emílio Ribas localizada no Bairro Vila Capivari.

3 – São Paulo – Jundiaí (São Paulo)

Essa viagem vai da capital paulistana até a cidade de Jundiaí e tem 60 km de extensão. É um roteiro de natureza histórica, pois a estrada de ferro pela qual o passeio transcorre foi construída no ano de 1867. Além da história da estrada de ferro, ao longo do trajeto, o trem passa por outras estações construídas em diferentes estilos arquitetônicos. O embarque é feito na Estação da Luz, em São Paulo e o desembarque é feito na Estação Ferroviária de Jundiaí.

4 – Bento Gonçalves – Carlos Barbosa (Rio Grande do Sul)

A viagem entre as duas cidades gaúchas ainda contempla uma terceira em seu percurso: Garibaldi. São vinte e três quilômetros de um trajeto que se caracteriza como lazer. O viajante pode contemplar as paisagens naturais e assistir a apresentações que retratam a cultura local. Outra atração do passeio é a degustação de vinhos que há durante as paradas, já que a rota está localizada no circuito vinícola do estado. Inclusive, o trem que realiza a viagem é chamado de Trem do Vinho. O embarque e o desembarque são feitos na Estação Ferroviária Bento Gonçalves, na Cidade Alta e na Estação Ferroviária Carlos Barbosa.

5 – Recife – Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco)

Este percurso é um dos mais longos do Brasil. São oitenta e quatro quilômetros. O passeio é chamado de “Trem do forró” por proporcionar aos viajantes a possibilidade de escutar e dançar ao ritmo tradicional das festas juninas. O evento acontece durante todos os finais de semana de Junho. Os embarques e desembarques são feitos no Forte das Cinco Pontas em Recife e na Estação Ferroviária de Cabo de Santo Agostinho.

6 – Macapá – Serra do Navio (Amapá)

A viagem de trem da capital amapaense até a cidade interiorana de Serra do Navio é realmente uma viagem: são 195 quilômetros. Ao longo do percurso é possível aos viajantes observar, tirar fotos e filmar a floresta amazônica e a atividade de extrativismo do manganês. A duração do passeio é de seis horas. Os embarques e desembarques são na Estação Ferroviária de Santana, em Macapá e na Estação Ferroviária de Serra do Navio. O Clube Candeias dispõe de inúmeras vantagens aos associados, entre elas uma rede integrada de mais de 500 mil opções de hospedagem espalhadas pelo mundo.

Para saber mais: https://www.clubecandeias.com/

(DINO)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s